Representantes de prefeituras municipais e de órgãos de controle participam da 3ª edição do Seminário Regional de Controle Interno (UCIB), que ocorre no auditório do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista. O evento marca ainda a Semana de Controle e Prevenção à Corrupção Na última terça-feira (05/12), a primeira palestra da tarde ficou a cargo do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Ronaldo Sant’Anna, que tratou do tema “A relevância do Controle Interno nas ações preventivas e no apoio às ações do Controle Externo”. A segunda, ministrada por Inaldo da Paixão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, abordou “Relatório de Sustentabilidade – a nova fronteira do controle público”.
Em sua fala, o conselheiro Inaldo Araújo trouxe à tona questões urgentes que reúnem transparência e preocupações ambientais. “Hoje, o mundo está preocupado com a questão da sustentabilidade social, da governança, e apresenta um novo modelo de informar a sociedade. Isso facilita muito a transparência. E, ao facilitar a transparência, facilita o controle para o cidadão saber, de fato, o que é feito com o dinheiro dele e qual o impacto dessas ações perante o meio ambiente”, explicou o conselheiro.
Já na avaliação do conselheiro Ronaldo Sant’Anna, o objetivo foi analisar o potencial das controladorias internas que atuam nos municípios. “Nosso objetivo é mostrar a relevância das controladorias internas municipais na luta para evitar a corrupção, o desperdício de recursos públicos. Discutimos a questão neste contexto, no dever constitucional das controladorias sobre a contribuição que podem dar aos órgãos de controle externo”, explicou.
Durante o evento, a prefeita Sheila Lemos, de Conquista, assinou o projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Prevenção à Corrupção (Funprec). Na mensagem enviada aos vereadores, em que defende a aprovação da proposta, Sheila se valeu de argumentos como o destaque alcançado pelo município junto aos órgãos de controle da União, que concederam a Vitória da Conquista premiações nas áreas de Ouvidoria e Correição, além de distinções quanto ao nível de transparência do Poder Executivo local.
A programação da Semana de Controle e Prevenção à Corrupção prosseguiu à noite, com a realização do Encontro de Procuradorias do Interior da Bahia. As atividades se encerram nesta quinta-feira (07/12), dividindo-se entre o auditório do campus da Ufba e as instalações da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), no Boulevard Shopping de Conquista.
Fonte TCM